Pages

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Validando a nossa Habilitaçao

Ola pessoal;

O que é preciso para tirar a carteira de motorista em Québec? "Simples", vc precisará:

1 - Carteira de motorista normal dentro do prazo de validade
2 - Traduçao da carteira de motorista por um tradutor juramentado da ordem dos tradutores
3 - Certificado de Residente Permanente (CRP)
4 - Certificado de Seleçao de Québec (CSQ)
5 - Assurance Maladie (pode ser a carta onde consta o numero definitivo)

E se dirigir à uma agencia do SAAQ - http://www.saaq.qc.ca/

Você poderá conferir todos os docs no site, SAAQ local e as tarifas a serem pagas na hora... Avisando antecipadamente, para novos imigrantes, o rendez-vous é por telefone hehehhe. ë permitido fazer a prova com o seu carro ou com o carro de algum amigo, mas tem que estar funcionando 100%, no site da SAAQ tem os ítens que sao verificados.

Voce deverá estudar também pelos seguintes livros:
- Guide de la route
- Conduire un vehicule de promenade

No site do SAAQ, nao sei onde, tem um banco de exercícios, iguais às provas. Tem um arquivo .ISO de um CD (auto réussite) que tem a parte teoria e um banco com todos os exercícios e um simulado... Muito útil, vou ver se acho o link e coloco aqui...

As provas consistem em 2 partes:
- 16 questoes - Signalisation routière
1 - Prova teórica - 16 questoes - Sécurité routière
- 32 questoes - Techniques de conduite

2 - Prova prática - aprox. 30 min

Nas duas etapas, tem que fazer no mínimo 75% de acertos... Na parte teórica, se vc reprovar em algum dos 3 assuntos, vc agenda um novo rendez-vous no local e faz novamente apenas o assunto que reprovou...


O que aconteceu com a gente:

Todos os novos imigrantes tem permissao de dirigir nos 3 primeiros meses após entrar no CAN se a carteira estiver dentro da validade. A nossa vence em 2012, entao tudo OK, maassss os nossos 3 meses vencem dia 05/09, entao começamos a correr para fazer a troca de permissao.. Aviso que é demorado para agendar a prova teórica... Quando liguei, só tinha vaga para 15 dias após...

Os nossos exames teorico foram no dia 17/08 as 9h30 (Fer) e 9h50 (eu), entao chegamos no SAAQ em torno das 9h. Chegamos e conversamos com um guarda que nos direcionou na ala de espera para o guiche de "Novos residentes" e ficamos esperando ser chamados... Lá pelas 10h, a Fer foi chamada e depois eu, entregamos os documentos e pagamos a taxa para fazer a prova teórica, fizemos exame de vista e batemos uma foto para a carteira de motorista... Lá pelas 10h40, a Fer começou a fazer a prova e eu lá pelas 11h.

Resultado:

Marcio: Aprovado - Consegui agendar um rendez-vou para a prova prática para o dia seguinte.
Fernanda: Reprovada, agendou um rendez-vous para dia 03/09
03/09 ==> Reprovada, novo rendez-vous para 24/09 (melhor de 3 hehehe)

No dia seguinte, fui fazer a prova prática... Cheguei no SAAQ, peguei a senha, levei a Imatriculation e Assurance Auto do carro, carteira de motorista traduzia e a original. Cheguei um pouco antes do horário foi marcado, esperei alguns minutos e fui chamando para fazer a prova. Na verificaçao das lanternas, freios, buzina, o teste foi cancelado pois a lampada da 3 luz de freio (phare antibrouillards) estava queimada e eu nao vi, pois fica na parte traseira... É aquela luz que fica na parte trasiera, "colado" na porta do parta-malas... Aqui é lei ter a 3 luz de freio... Desta maneira, tive que re-agendar um outro rendez-vous e trocar a lampada queimada.

O exame foi remarcado para o dia 27/08, e fui REPROVADO com 66% de acertos... Motivos:
- Nao parei 100% em algumas placas de "arret" ou "stop" - O Arret é parar parado... +/- 3s, olha para os 2 lados e vai!
- Aqui existe umas "linhas de arret" e o bico do carro tem que ficar antes dessa linha, pois é uma linha de "segurança", se o bico "encostar na linha" perde pontos...
- Diz ela que eu nao tava olhando direito para os "angulos mortos" (virar a cabeça e olhar o vidro do passageiro) antes de fazer o pisca-pisca... É... aqui tem que olhar os retrovisores e os angulos mortos antes de sinalizar com o pisca-pisca, acionar os pisca e olhar novamente os retrovisores e angulos mortos antes de virar a esquina ou mudar de faixa...

Enfim, reprovado é reprovado... Os nossos "pare" nao parado é FALTA... Se um guarda constata que vc nao parou 100% em uma placa de "arret" é multa na hora... Entao se vc se deparar com uma placa "Arret" ou "stop", pare como se fosse um sinal vermelho...

Re-teste pratico dia 24/09

Conclusao.. Apartir do dia 05/09 nao poderemos mais usar o nosso lindo carrinho. Estamos desabilitados =(

Esperamos ter mais sorte na próxima tentativa...

Marcio, Fernanda e Ágata

3 comentários:

Leandro.. ou Teks disse...

Fala Marcio, tudo bom? Sempre acompanho o blog.. suas msgs no canada immigration... mas somente agora deixo um recado.
Obrigado sempre pelas dicas e toda boa sorte para toda familia nesta jornada.
Minha entrevista é agora em setembro e diferente da maioria tambem pretendo ir para Ville de Quebec. Espero conhecer voces quando estiver ai.

Abraco

Leandro

Unknown disse...

boa sorte com a habilitação... se não, quem vai dirigir o "possante"?? hahahaha beijos

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (vem aí) disse...

Obrigada..hehhe