Pages

sábado, 4 de junho de 2011

Demorou mas chegou.... Novas notícias! =) Parte II

mais abaixo esta o post do que aconteceu no final do ano de 2010 e aqui continua a saga! hehehe

Janeiro 2011

Dia 31/12 recebo a carta da OIQ e adivinhem... Passei nas provas da OIQ =), sendo assim, agora tenho o título de ing. jr. e em agosto, posso pedir para considerarem minha experiencia quebecois de 1 ano para virar engenheiro, mas antes, tenho que fazer a prova de Deontologia (ética profissional) e de lingua francesa... essas sim que são as difíceis =(
E para isso, tenho que fazer o que?! Adivinhem... LÓGICO, ESTUDAR FRANCES!!! kkkk Olha só que coisa boa... Depois de quase 2 anos, ainda preciso estudar frances...
Vou contar um "segredo" blz?! kkkk A gente nunca vai falar como os "nativo" pq a gente não é nativo kkkk O que a gente pode conseguir, é escrever igual ou até melhor que eles, mas para isso, tem que estudar hehehehe

Dizem que para dominar a lingua, demora em média, 5 anos... Lógico que tem uns que conseguem mais rápidos e outros mais devagar, mas como disse, é a MÉDIA hehehehe. Eu concordo com essa idéia, até pq, uma criança de 5 anos ja consegue se comunicar corretamente, que é o nosso caso... 5 anos de imersão. Ahhh outra coisa, eu considero imersão o momento em que vc tenha contato mínimo de 8h de frances, falando ou escutando... Pq ficando em casa, falando em PT e vendo TV em PT não vale. Não vale também ficar só em casa vendo TV pq ae vc não aprende falar =). Concordo que a TV ajuda a vc à entender, mas uma comunicação sem resposta não é comunicação, é monólogo =).

Voltando, as aulas recomeçaram... é... só foi 2 semanas de ferias para as meninas e a neve ta pegando fogo kkkk

Já tivemos umas tempestades de neve, aulas paralizadas, montanhas de neve nas sacadas e logicamente muita neve para tirar hehehehe tenho que colocar umas fotos, mas como esta tarde da noite, colocarei depois hehehe
Ainda nao contei ao chefe que a patroa está grávida, vou esperar mais uns dias para firmar o contrato e ae ta tudo certo hehehehe
Fizemos o ultrason e o nene é um menino! Agora temos um casal hehehe como disse, o gestaçao terá um post, pois tem muitas informaçoes pertinentes =)


Fevereiro 2011

Neve, carnaval, frio e mais neve!
Kct, como caiu neve e teve tempestade... o lado da sacada tem pelo menos 1m de neve e a montanha de neve retirada do estacionamento deve ter aproximadamente 10m de altura ou mais...
Nada de novo, Ágata na aula, a Fernanda na aula e vomitando, eu ainda desenhando e o nene crescendo hehehe
Tentando decidir o nome do nene entre David e Lucas, a Ágata disse "David não!", entao ficou Lucas =).


Março

Acreditem, NEVE! kkkk Nao para de cair esse negocio hehehe, ja brincamos no lado de fora, bonecos de neve et trenó.

Estou estudando no Fenix qdo dá, das 18h às 22h seg, ter e quintas. Nas quartas e sábado to fazendo o teatro, a peça deste ano "O Auto da Compadecida". Apresentaçao, 5-feira, véspera da páscoa heheheh Ainda estamos cru, ja estamos tentando ensaiar sem cola, ta muito engraçado =)

A Agata ja nao briga mais com a amiguinha, agora elas sao unha e carne e nao se desgrudam, correm para todos os lados kkkk

A Fernanda ta na labuta, nene crescendo e dando trabalho... Agora a excessão virou regra, a Fer so ta tendo aulas à tarde e noite, ela ta muito puta da cara kkkkk coitada...

Eu contei para o chefe que a patroa está grávida e ta tudo em casa, so pediu ajuda no verao nos canteiros de obra pois tem muito serviço... Eu disse que posso ficar algumas horas ajudando, mas nao o dia todo hehehe Continuo nos desenhos, meu frances ja está ficando menos lazarento, ja consigo me comunicar e ja consigo entender razoavelmente bem... Problema é o vocabulário... sei o que eles falam, mas tem palavras que nao tenho a mínima idéia do que seja.

P.ex. um dia o chefe me vem com "Vas jaser avec les autres" e eu que kct é esse tal de "JASER" ae ele me diz "PARLER" ae eu me liguei kkk jaser = bater um papo kkkkk

é.... aqui também existe gírias kkkkkkkkk E nao para só por aí, tem as expressões ou para nós, os "ditos populares" só que aqui, eles usam mesmo kkkk

Nós nao falamos : de grao em grao a galinha enche o papo, mas aqui eles falam coisas parecidas...

Um dia veio o cara falando : Por acaso vc dormiu no varal de secar roupas? E eu perguntei: dormir no varal de roupas? ele respondeu "esquece, é só um jeito de falar"... kkkkk diz se nao é foda...

No dia seguinte na aula no phenix que fui entender que essa expressao quer dizer que eu tava com a cara toda fudida, toda inchada, olhos vermelhos, em outras palavras, estava com um ar de ter dormido mal kkkkkkkkkkkkkkk
vai entender essas porras....


Abril - 2011

Páscoa, muito chocolate, barriga crescendo, pes inchados, dores nas costas e neve!
Éééééééé o inverno nao quer ir embora este ano nao... Frio da porra e neve em todo lugar kkkk

Novidades, nenhuma...

Agata na escola, Fernanda e o nene na escola, Eu desenhando e indo para o phenix estudar frances...

Maio e junho nos proximos capítulos pq a patroa ja veio reclamar que sao 4h30 da madruga e eu to aqui ainda acordado escrevendo no blog kkkk tenso

É isso e agora a assinatura mudou!

Valeu à todos e vamos tentar manter o blog atualizado semana que vem colocaremos apenas fotos e algumas novidades de maio =)

Marcio, Fernanda, Ágata e Lucas (chegando!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá família Jo!
Gostaria de saber mais sobre o exame médico (se é que vocês ainda lembram...) com as crianças. Sei que vocês fizeram em Curitiba, né?
Como foi?

Obrigada!
mamãe ZO
mamaezo2010@hotmail.com