Pages

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Quebec - 2 Semana


Entao gente;

Passaram-se 12 dias em Ville de Québec e nem parece hehehe... Como muitos fazem, vamos colocar alguns pontos interessantes que achamos por aqui e os nossos primeiros passos.


Lembrem-se sempre:
1 - Agendar um "rendez-vous" para tudo
2 - Levar passaporte
3 - Certificado de Residente Permanente (CRP)

em um único dia é possível dar entrada no NAS, Seguro Saúde e agendar o rendez-vous no MICC...


Seguem os links relacionados de cada:


1 - NAS ( Numéro d'assurance sociale) - Equivalente ao nosso CPF - O 1 é gratis
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-temporaires/demarches/documents/nas.html


2 - Assurance Maladie - Seguro Saúde - Levar dinheiro, pagamos $CAN 8,00 por cada carteira (foto)
http://www.ramq.gouv.qc.ca/


3 - Fomos ao MICC e agendamos o rendez-vous para as boas vindas e explicaçoes sobre os primeiros passos e quais os documentos devem ser feitos.
http://www.micc.gouv.qc.ca/fr/index.asp


Lá vc poderá pegar a apostila "Apprendre le Québec" que tem disponivel on line no seguinte link
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/apprendre-quebec.html


Se vcs lerem esta apostila antes de chegar no Canadá, ja terao uma boa idéia do que fazer quando chegar. No MICC vc pega os formulários sobre ajuda financeira para as crianças, francisaçao do governo, cópias autenticadas dos seus CRP (Certificado de Residente Permanente), etc...


Estamos morando no bairro de Ste Foy e percebemos que existem 2 grandes linhas que saem daqui e vao até o velho Québec, a linha 7, que percorre todo o Chemin de Ste Foy e o 800/801 que percorrem o Quatre Bourgeois, boul Laurier (onde ficam os 3 Shopping de Ste Foy) e em frente ao Shopping encontra-se o bando HSBC. Estas linhas e demais linhas de onibus da cidade de Québec vc consegue verificar no site:
http://www.rtcquebec.ca/francais/new_customer_/a_new_customer.html
O melhor deste site é o TRAJECTO. Vc coloca o ponto de origem e destino que ele informa o tempo aproximado de trajeto e outras coisas entao fica facil! hehehe


4 - Segurança. Todas as casas e condominios possuem janelas de vidro sem grades e nao vi muros e grades para separar os condominios e casas. Todos sao muito educados e respeitam as leis de transito. P.ex. Uma casa dessas no BR ja teria sido arrombada umas 1000x. As portas sao de vidros e vao do chao quase ao teto. Na verdade devem ser janelas que a gente usa de porta kkkk.





5 - Em cada canto é possivel ver uns "centrinhos" ou mini shoppings com mercados, lanchonetes, lojas de roupas, farmácias e as vezes o famoso DOLORAMA tudo por CAN$ 1,00+, o nosso 1,99. Aqui vc encontra de tudo! Sopa, arroz, feijao em lata, sucos, utensilios para casa, brinquedos, doces, bolachas, etc...





6 - Garderie para as crianças é um caso problemático, ainda bem que conseguimos uma na primeira semana. Mas isso foi possível porque chegamos cedo e etramos em contato com 10 garderies da regiao e apenas 3 responderam kkkkkk. Para ajudar, segue o link


http://www.magarderie.com/


7 - Clima - O ar aqui realmente é seco... Todos os dias o meu nariz fica ressecado e cheio de "tatu" e as vezes chega a sangrar. É normalmente usado umidificadores de ar para evitar isso. Meu irmao falou que no inverno é pior. É engraçado, todo mundo consulta a meteo antes de sair e o "pior"que 90% dos casos acertam... No verao usam um tal de "impermeable" que é uma jaqueta leve com capuz para cortar o vento e é impermeável kkkkkk para as chuvas surpresa.


8 - Comida - A comparaçao que faço é: Frutas e alguma verduras sao caras. Produtos industrializados sao baratos. Carne tem que saber onde comprar, sempre sao caras. Para economizar uma grana, pegamos na igreja aqui perto o "comptoir alimentaire" em outras palavras, doaçao de comida. Sugestao: Vale realmente a pena!
Aqui perto de casa é toda 3-feira as 13h. Esta semana ganhamos: 2 paes de forma fatiado, 1 bandeja com 8 croissant, 1 pote de margarina, 1 saco de açucar, 1 saco de café, 1l suco de laranja, 2 caixas de cereais, 2 caixas de bolacha, 1 caixa de ovo, 2 latas de atum, 2 latas de salmao, 2 sacos com filé de peixe congelado, frutas, bolos, rosquinhas (donut's), batata, cenoura, cebola, sopa em lata e almondegas com legumes em lata. Ao todo foram +/- 15kg de comida em 3 sacolas cheias. Detalhe, cheguei por último e peguei "as sobras". Isso dá mais que uma semana, mas semana que vem irei novamente e pegarei menos ítens.
Para pegar essas comidas, é necessário fazer uma inscriçao na igreja e pegar as informações. Faço isso para economizar uma grana hehehehe.


9 - Preço de produtos - Ainda nao sabemos o que é caro/barato, mas ja estamos pegando o jeito... O interessante é que toda semana tem promoçao nos mercados, lojas de informática, lojas de roupas, móveis, etc... Só para ter uma idéia: TV de LCD 32" da Sansung custa CAN$ 599,99 + imposto... É, o imposto vc paga à parte e assim vc sabe realmente quanto esta pagando kkkk


10 - Comendo fora - Nos restaurantes onde existem garçons nao existe taxa de 10% de serviço mas todos pagam pelo menos a soma dos impostos discriminados na nota fiscal. Este valor é incrementado no salario deles. Onde nao tem garçom nao so paga 10% hehehehe.


11 - Para fazer um curso de frances, enquanto o federal nao começa, me aconselharam 2 lugares.
1 - Fenix - Paga-se CAN $ 45,00 por semestre - Falam que é bom e nao tinha vaga para turma de verao.
2 - Mieux etre Immigrant - Gratis - Escolhi este e as aulas começam em julho, professores voluntarios para a época de ferias de verao.


12 - Agora tem um pessoal "doido" que jogam um monte de coisa no lixo dos condominios e hoje achamos uma TV sony de 29", um laptop IBM thinkpad R51, 1 video cassete + 2 ficas virgens, 2 mesinhas, 1 armário de sala e 1 sofa rosa com umas paradinhas para colocar os pés. E para nao passar por mentiroso, as fotos estao aí embaixo com a modelo mais linda do mundo! kkkkk





Sofá e estante no lixo (o sofá ficou)

Estante para o quarto da tampinha




Video Cassete + mesinha

TV 29" + mesinha


Laptop R51



Bom acho que seja isso, nao me lembro de mais nada hehehehehe


Ahhh agora nao vai mais dar briga pra comprar um laptop / Computador kkkkkk


abs a todos.


Marcio, Fernanda e Agata

3 comentários:

Giselle disse...

Hum... pena q não pegarei a época de pegar as coisas "doadas"...rsrsrs
Quanto ao cuso de francês só conhecia o Fenix, e é bom ter sempre uma segunda e terceira opção.
Um abraço!
Giselle

Jeison e Susana disse...

Muuito legal !!!

Adorei seus ultimos posts...

Quando estivermos na época de ir, vou querer mais dicas suas...

Abraços

Jeison e Susana

Anônimo disse...

fala Jo,

Tamo indo pra Québec ou no Domingo ou na segunda-feira.

Vamos devagarito conhecendo o Chemin du Roy.
Ainda vamos ver onde ficar, mas a idéia é ficar aí até quinta-feira, ainda vamos ver...

Depois ligamos pra vcs adepois...

abraço

db