Pages

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Relato da Entrevista!

Salut à tous!

Primeiramente, informamos que conseguimos o CSQ! hehehe Foi dramáaááááááático o esquema... O relato é longo, desculpe-nos.

Saíndo de Florianópolis

Bom, primeiramente saímos de Florianópolis no domingo no voo das 7h45 pela Oceanair que tinha uma tarifa barata e achei o serviço de bordo muito melhor que os concorrentes hehehe. Chegamos em CGH as 9h e pegamos um taxi direto para o hotel Gran Estanplaza que fica ao lado do Bureau d'immigration da Berrini... Todos os hoteis próximos estavam lotados conforme relatados no post anterior. Tiramos o domingo para tentar relaxar, o que foi impossível hehehehe.

Tentamos dormir, sem sucesso e acordamos na segunda as 7h da manha kkkkk, fomos tomar café... Tiramos um cochilo das 8h30 às 11h pq estávamos cansado mesmo...

Almoçamos no shopping D&D que fica no prédio da WTC Broklin e as 13h30 encontramos os nossos novos amigos Thiago e Antonieli de RJ que iriam fazer a entrevista logo na sequencia... Tomamos um café, batemos um papo pra tentar descontrair e já eram 14h, hora de despedir e desejar sucesso mútuo hehehe.

Momentos antes da entrevista

Chegamos no prédio Berrini 1511 onde nos identificamos à recepcionista e a Ferananda nervosa nao conseguia falar que a entrevista eram as 14h30 kkkk. Autorizados, pegamos o crachá e subimos ao 15 andar, onde fomos recepcionados com um "bonjour" que prontamente foi respondido. Identificados, fomos aguardar sentadinhos na sala de espera... Lá encontramos um casal carioca que moram em Curitiba, sinceramente somente lembro do nome da esposa, pq é o mesmo nome da minha kkkkkk, infelizmente nao sei se conseguiram o CSQ, espero que sim...

Papo vai-papo vem... saí um casal... com cara de poucos amigos e nada de sorriso, logo, acho que nao se deram bem =(

Mais alguns minutos e eles foram chamados por uma sra... E lá ficamos nós... minhas maos suavam e da Fernanda geladas kkkkk... 14h30 e nada... 14h35 nada.... 14h40 nada... ae chega o Thiago e a Antoniele kkkk mais uns 5min de papo... Um outro casal sai de outra sala... sem comemoraçoes, e vejo o tal M. Eddie Alcide. Ele ve um casal da entrevista anterior e fala que eles ja podiam ter ir embora e que a entrevista deles ja haviam terminado... logo, acho que era outra reprovaçao =(

A Entrevista

Pronto... nossa hora chegou... maos tremendo e maos frias... Entramos na sala e ele passou para tras da mesa dele, se apresentou, sentou-se e ja foi perguntando em francês:

- Bonjour, qual idioma vcs querem a entrevista, ingles, frances ou portugues? Respondemos frances e aí ja foi emendando tudo em frances...

- O que vc vai/pretende fazer no Quebéc?

Vixxxx nervosao, respondi gaguejando que eu era engenheiro eletrico e que gostaria de trabalhar lá como sendo engenheiro... Ele comentou sobre a ordem e eu respodi que sabia que deveria enviar uma carta para a OIQ e que sao feitas normalmente 2 provas anuais em montreal. Em seguida ele perguntou para Fernanda o que ela fazia...

Nervosa, ela disse "Je suis tourismologue", o M. Eddie fez uma cara e perguntou o que é "tourismologue", me explica o que isso faz... kkkkk ae a Fernanda tentou explicar, gaguejando um monte, por fim ela falou que tinha se formado em turismo... Quando ele percebia que eu iria tentar ajudar ela, ele simplesmente disse que é para ela responder, somente ela! Vixxxxx ae ela se desesperou de vez, nao saiu mais nada... A Fer disse que estava nervosa e veio como resposta: isso é normal e nao vale como desculpa, super simpático! kkkkkkkkkk Nessa hora pensei caiu a casa, o tiuzinho é carrasco!

Em seguida, solicitou os diplomas, carteira de trabalho e os passaportes...

Com a carteira de trabalho em maos, perguntou onde eu trabalhava, qto tempo trabalhava na empresa, se eu trabalhei em outro empresa, e o que eu fazia atualmente, qto tempo demorei para me formar, qual o nome da faculdade - respondi na melhor maneira possível, acho que ele entendeu... Nesta altura o meu stress/nervosismo foram passando, pois percebi que conseguia entender o que ele perguntava e percebia que ele tava entendendo minhas respostas... alguma palavra passava batido pq ele falava muito rapido... mais tudo bem!

Perguntou em se eu falava ingles, respondi que um pouco e ele me perguntou, em ingles, onde eu iria morar, nervosao, misturei tudo o ingles com o frances... Falei que gostaria de morar em Quebec City pq meu irmao ja morava por la, mas nervosao acabei falando frère ao invés de brother, ele so falou... en anglais, s'il vous plait! Aí acabou o ingles... travei kkkk

Ae foi a vez da Fer... Com a carteira de trabalho em maos, foi perguntando se ela estava trabalhando, pq nao estava, se ela tinha trabalhando em outros lugares, ae que a casa caiu... como a Fer nao tinha entendido direito, pediu para repetir, ae ele perguntou se ela tinha so trabalhado em 1 lugar e a Fer disse que sim, mas ae ele pegou a carteira dela e disse: Mas aqui diz que vc também trabalhou em 2 empresas e nao em uma... A Fer tentou explicar para ele e acho que ele entendeu...

Olhou meu diploma e perguntou se eu não era tecnico, pq fiz CEFET-PR e la diz que é Centro Federal Tecnológica do Paraná e nao Universidade, neste momento tirei meu registro do CREA e mostrei a ele que estava descrito como engenheiro e nao técnico.

Perguntou para a Fer o que significava UNITRI, ela respondeu que era o nome da universidade de Uberlandia-MG...

Olhou para nós e disse: Vc (eu) até que fala bem, mas a sua esposa nao... eu nao entendi quase nada... É preciso que ela estude mais... Onde vcs estudaram frances? Cade o comprovante? Vixxx ae a casa caiu... tínhamos esquecido da carta da nossa professora. Eu me desculpei e disse a ele que fazíamos aula de frances em nossa casa, 3x por semana aulas de 2h e na correria acabamos esquecendo da carta... fez cara feia, mas "tudo bem".

Ele ia para o laptop e nao sabia se ele tava conseguindo ou nao lançar os dados... e isso começou a me deixar preocupado pq ele falava... "A coisa nao ta boa..."

Me perguntou o que eu fiz ontem, eu respondi que so fiz um passeio a pé pela redondeza... Ae veio a respota... "Voce nao sabe falar no passado nao? Vc so fala no presente!". Prontamente respondi que eu falei sim no passado mas deve ser a entonaçao do Je fais / J'ai fait ser parecida e que isso eu iria melhorar com o tempo... simplesmente respodeu... acho que vou colocar aqui como nivel lycée, agora so nao entendi para quem, se foi pra mim ou pra Fer...

Começou a copiar e colar uns textos no word... e mais "ça vas pas bien" eu ja tenso... O que nao vai bem, a gente? Ele respondeu... só estou tendo um problema com o seu diploma, tenho que confirmar se é de engenheiro ou nao, se for nao terá problemas... e saiu da sala... pensei, ai.... lascou-se, so falta nao validar o diploma...

Mas ae ele voltou com diploma e disse: O seu diploma foi validado pelo UFPR entao esta ok! Ufa... alívio...

Silencio na sala... só ele resmungando... kkkkkkkkk

Mais Ctrl+C / Ctrl+V e nada, até que ele disse... esta é a ultima tentativa... Perguntei se estava tudo Ok, ele rspondeu que por ele esta, mas que precisava jogar no sistema para ver se a gente estaria aceito ou nao... A Fer nao tinha entendido até entao... Conseguiu imprimir uns docs do word que ele havia copiado... silencio total na sala... de repente ele diz! Consegui abrir o sistema... lança os dados aki, lança ali.... imprime umas folhas e diz... "mais problemas"... aí eu ja larguei... fomos recusados?... e ele disse que nao, que nós haviamos sido aceitos, que esta tudo ok mas que nao estava conseguindo imprimir algum arquivo e que iria pegar na outra sala.

Nesse momento eu olhei para a Fer e disse, vc entendeu o que aconteceu? Ela respondeu... fomos aceitos? Eu falei que sim, ae ela começou a chorar... e fazer ventinho do rosto pra nao borrar a maquiagem kkkkk e eu ajudando, nisso chega o M. Eddie e diz, só assine aki, estes sao os CSQ de cada um dos membros, vai na pagina 3 e la tem as info para a obtençao dos vistos, meus parabéns e que tenham sucesso como engenheiro! Neste momento ele sorriu! Nao acreditei... Levantamos, dissemos "merci! Un bonne journée e un bon travaille" apertei a mao dele e a Fer também. Na sala de espera estavam ainda o Thiago e a Antonieli, a Fer abraçou eles e eu fiz o mesmo gesto do dunga qdo ele bateu o penalti contra a Itália, pra comemorar, mas ae eu lembrei que a porta estava aberta, e la estava o M. Eddie rindo... pedi desculpas e fechei a porta kkkkk.

Em resumo:

0 - Estejam preparados, se a sua prof tem uma ordem saiba como regularmentá-la.
1 - Tentem manter a calma, mesmo sendo impossível.
2 - O M. Eddie fala um frances rapido e claro, mas é necessário estar com os ouvidos bom
3 - Vai verificar o seu frances, se demonstrar insegurança, ele vai pegar no pé.
4 - Senti que ele é extremamente criterioso em relaçao ao idioma
5 - Irá verificar o seu diploma universitário
6 - Perguntará alguma coisa em ingles
7 - Senti que ele faz uma pressão e um "terrorismo", nao é muito "amigável" (talvez seja os pau no laptop que o deixem assim)
8 - No final, se tudo der certo, ele e vcs sorrirão!

CSQ na mao, vamos para a Etapa Federal!

Marcio, Fernanda e Ágata

9 comentários:

TAZ disse...

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!

SINIIIIIIISTRO!

Félicitations! Vous êtes aceptés!

Mas que sufoco, heim! Mas o que importa é que vocês conseguiram o almejado CSQ. Parabéns!
Agora é partir pro federal.
Alors, à bientôt!

Fernanda disse...

EEEEEEE!!!! Parabéns pelo CSQ!!!! Puxa pq o homem fez tanto terrorismo? Mas ainda bem q vcs conseguiram!!!! Dia 03 de Dezembro é minha vez, tomara q tenha boas notícias tb!
À bientôt!

Jão disse...

Fala meu velho...

cara, que sufoco hein??? Ontem a noite fiquei na net procurando relatos de vocês e não encontrava nada, temi pelo pior.

Que bom que tudo no FINAL ocorreu bem, espero que ele não seja o entrevistador aqui de Recife, estamos torcendo pela Madame Judith, vamos ver.

Parabéns, agora é só dar entrada na etapa federal e mais uns 6 meses de espera.

Abraço e parabéns pros 3! :)

Claudia e João disse...

parabéns!!!!!!!!!!

agora é comemorar e correr para dar entrada no federal!

bisous!!

Camila disse...

Ave Maria! Que terror! ahahahha

Parabéns pra vocês e sucesso sempre! Minha entrevista vai ser em Recife e já comecei a rezar pra que seja com Mme. Judith. ;o)

Félicitations!

Karol disse...

Olá Márcio!

Obrigada pela visita ao meu blog e pelos parabéns pelo visto. :-) É agora é só arrumar as malas ! Eu estou indo no dia 29/05/09. :-))))

Parabéns pelo CSQ !!!! Já tinha ouvido algumas coisas sobre esse novo entrevistador, mas lendo o seu relato deu pra sentir o drama. Ainda bem que tudo deu certo. :-)))

Um abraço,

Karol

Graziela Esteves disse...

Olá, tb sou de Floripa, mas atualmente moro com meu marido em Sumaré/SP.
Faremos nossa entrevista amanhã! Nossaaaaa, apavorei com seu relato.
Meu nível não é muito bom e eu gaguejo demais. Agora tô com medo de vdd. Tenho os requisitos exigidos e vou ficar com isso como segurança. Torça por nós! Sorte pra vcs no Federal!

Marcelo Jo disse...

É isso aí Marcio! =D

Mas uns meses e pronto! Parabéns pros 2 1/2!

Aliás, td q vem fácil vai fácil! Então é importante comemorar as vitórias difíceis! E no fim, vcs vão ver q a entrevista era a parte fácil! hehehe

Marmé e Tati

Giselle disse...

Parabéns!!! Macabro esse relato e esse entrevistador!!!
Espero que em breve eu tb possa comemorar! Q tensão!