Pages

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Volta as aulas - 1 mes de CEGEP - Tec. em Informatica




Hoje faz 1 mes que comecei a fazer um curso tecnico no CEGEP em Informatica, o curso terá duracao de 22 meses em periodo integral sendo em media 30hs por semana de aulas na escola e no minimo 8 hs de estudo em casa.

1º dia de escola: Recpcao e entrega de materiais, senhas e algumas instruçoes e explicacao das normas da instituiçao.

2º dia: Aula de verdade, prof de Elementos da informatica pediu pra cada um fazer uma breve apresentacao e dizer q se tinham alguma experiencia. Moral da historia tinham no max 4 pessoas que estavam mudando de area, o restante da sala ja possuia um bom conhecimento.

1ª semana: nao foi tao complicada mais nao foi tao facil. Ninguem falava com ninguem, ninguem sabia o nome de ninguem. Tinha o intervalo e todo mundo ficava no seu PC sem nem olhar pro lado. Comecei a me sentir um pouco perdida. Para ajudar tive um professor novo de Redes que nao entendia 30% do que ele falava ( ele falava muito, muito, mais muito) rapido, até os caras daqui nao entendiam o que ele falava, ai comecei a entrar em panico.

2ª semana: O pessoal comecou a se comprimentar, as materias nao eram dificeis (com excessao a redes que nao entendia o que ele falava). 1º trabalho em equipe (redes claro), Fizemos eu e uma menina chamada Audrey, ela é bem timida, eu sou a unica pessoa com quem ela conversa, almoca e faz as coisas. Acho q o resto da sala nunca ouviu a voz dela. Foi bom esse trabalho pq vi q nao era so eu q tava perdida na aula dele. Ela nao tava entendendo nadinha. Chamamos o prof pra nos dar explicacoes o tempo todo. Depois q terminamos vimos q nao era tao complicado assim. Tiramos 100% da nota... VITORIA!!!! 2ª Semana: tudo estava indo super bem, meu primeiro 100% em uma materia que tava achando q ia repetir umas 5x pra conseguir entender. Depois desse trabalho tudo começou a melhorar, passei a me sentir confiante, e o Frances????? ja tinha superado a um tempao... ja estava me acostumando com o prof, agora entendo tudo ele fala. Nessa semana fizemos mais 1 trabalhos de redes tirando 98% da nota, fizemos tambem um outro de matematica que tiramos 99.9%. Tudo perfeito, melhor impossivel.

3ª Semana: Mais trabalhos de redes, tiramos 90% da nota, entrou um prof novo de Algorithmos, o cara é meio muito perdido, mais ta indo bem pela primeira vez q ele da aula. Nessa semana fiquei apavorada em casa estudando o tempo todo para a primeira prova que viria na segunda feira.

4ª Semana: PROVA de redes, tive q escrever muito, nao estava dificil a prova, mais me senti insegura se eu estava entendendo bem o que o prof queria ou se eu estava me expressando corretamente. Recebi ontem o resultado da prova, tirei 79%, fiquei bem feliz, tava muito nervosa pq nao sabia como seria. Eram 6 capitulos de em media 120 paginas cada um pra estudar (tudo em frances). Na real queria ter me saido melhor, minhas notas no brasil eram sempre na casa dos 90%, mais to aceitando esses 79% do primeiro exame, ja que a media da sala foi 84%. Teve gente da minha turma q fez 60% outros 69%, to indo ate bem pra quem nao domina o frances ainda.

Fato mais importante: Uma coisa que me ajudou muito foi a menina com quem eu faço os trabalhos em equipe. Fizemos o primeiro trabalho justas, nenhuma tinha conhecimento, nos duas nos fudemos pra procurar a informaçao, tivemos q chamas o professor, perguntar os colegas q tavam do lado... Mais tambem aprendemos muito com isso. Quando veio o segundo trabalho fiquei preocupada pq estava com medo de sobrar sozinha, achei q ela nao iria querer fazer comigo d novo, pq sei la, nao era tao boa com meu Frances. Nao sabia o que fazer, estava me sentindo deslocada por ser Imigrante, nao entender bem do assunto, achei q ninguem ia querer fazer trabalho comigo. Mais enquanto estava la, pensendo o q fazer da vida veio ela e me perguntou se eu queria fazer trabalho com ela de novo, ela tinha gostado de fazer trabalho comigo e queria fazer os trabalho em dupla sempre comigo.
Foi um grande choque, depois disso me senti aceita. Foi tao importante pra mim, alguem perguntar se eu aceitaria. Depois disso, passamos a ser amigas...sempre tamos sentando uma do lado da outra, se temos duvida conversamos entre nos ate chegarmos em um ponto comum, se uma se perde a outra mosta como fazer.

Ja se passaram 30 dias q estou estudando, passou muito rapido, foi apavorante, estranho e agora digo que perfeito. Me encontrei no que quero fazer.

Cheguei aqui sem saber nada em frances, fiz 6 meses de francesacao e foi tudo. A francesacao me ajudou muito a entender e aprender o frances. Mais nao tinha certeza se estava pronta pra comecar um outro curso com materias novas, assuntos novos. Mais vi que sim, estou pronta e conseguindo.
Me sinto vitoriosa em ver que estou me saindo super-bem.

Fernanda

7 comentários:

Daniel Dos Santos disse...

Bom dia. Atualmente eu estou morando em Montréal e embora eu goste da cidade, principalmente pela infra-estrutura, eu percebo que não há uma interação social entre os quebequenses e os imigrantes.
Estou fazendo uma "sondagem" com os imigrantes que eu encontro que estão em Québec. Na sua opinião, os quebequenses interagem com os imigrantes, ou assim como em Montréal, os imigrantes ficam os imigrantes e os quebequenses com os quebequenses? Se você quiser pode me responder no meu blog (http://danielnoquebec.blogspot.com) ou no meu e-mail danielnoquebec@gmail.com.
Abraços.
Daniel.

Unknown disse...

Nossa fê, fico bem feliz que esta aproveitando... nos conte tudo sempre tá??? e que bom que a menina tem vc como amiga... ;)

beijocas

sibeli disse...

Parabéns pelas notas... não reclame, um 79 não é o fim do mundo...
abraços

Karol disse...

Oi Fernanda!

Eu fico muito feliz pelas tuas conquistas no início do curso.

Parabéns e beijos!

Karol

Carlos Vasconcelos disse...

Parabéns Sra. JO !!
Estamos felizes em ver vocês estudando e tocando a nova vida.
Continuem assim.
Abcs,
Carlos, Fernanda e Anna Luiza.

naná disse...

Que legal! Quando estiver em Québéc também vou migrar para Informatique. Parabéns e Sucesso!

Manuel M. Henrique Filho disse...

Olá amigos, já estamos aqui em Ville de Quebéc, uma correria danada com os docs paelstras e etc.
segue o meu portable. 418 952 4737.
Estamos temporariamente aqui na Rue Saint Jean, 640 a rua da Radio Canada.
Abração pró cs.